Sobre o nosso blog...
Este blog foi criado no âmbito da disciplica de Área de Projecto da Escola Secundária Homem Cristo com o intuito de acompanhar o nosso trabalho ao longo do ano. Este blog irá ter algumas imagens da cidade como forma de divulgar a sua beleza, e também alguns pontos de interesse da cidade.
Demonstração de trajes típicos de Aveiro
Catarina - Tricana de 1870
Tricana era uma qualidade de tecido, mas passou a designar-se por "Tricana" a mulher do povo que envergava uma peça de vestuário confeccionada com esse mesmo tecido. A Tricana usava saia preta de lã, pregada a toda a volta, com uma barra de veludo preto; Camisa branca rendada; Capoteira de lã debruado a veludo, liso ou lavrado - muito rodada, que descia até ao joelho e se usava pelas costas; Lenço branco de bobinete, com nó singelo à frente; Chinelas pretas; Meias brancas de algodão, rendadas e feitas à mão.
Beatriz - Meia-senhora
A Meia-Senhora usava uma saia de voile de seda às ramagens vermelha, saiote branco com bordados, casaquinha de seda vermelha também, camisa de pano branco, capoteira negra de veludo, meias de algodão branco rendadas, chinelas de verniz preto, uma sombrinha e um saquinho.
Rute - Tricana de 1900
Com o passar do tempo, o traje da Tricana foi sofrendo algumas alterações, acompanhando a evolução do modo de vida da população. O xaile de barra de seda substituiu a Capoteira; A saia passou a ser de seda lavrada, ainda que com roda até ao tornozelo; O lenço passou a ser de seda e de cor, amarrado à frente e atrás; Blusa de algodão fino, com espelho e renda; Meias de algodão brancas, rendadas, feitas à mão; Chinelas pretas.
Bruno - Marnoto
O marnoto é o tradicional trabalhador das salinas, acompanhante de todas as actividades que elas exigem, dos meados da primavera ao final do outono; Era por regra bronzeado do sol de verão, vestia camisa de lã branca sobre a qual usava, em volta do pescoço, um lenço de cor vermelha preso com uma caixa de fósforos, enquanto na cabeça se protegia com chapéu preto de feltro com abas largas; Para baixo, vestia bragas ou calções largos de cor azul em algodão, aos quais chamavam manaias.
Patrícia - Salineira
Blusa de tecido de algodão estampado e manga comprida e folgada com punho; Saia comprida de tecido de algodão aos quadradinhos pretos e brancos, franzida na cintura; Avental de tecido manual de lã castanha (serguilha), decorado com fitas brancas na orla; Algibeira suspensa na cintura , decorada com bordado ; Lenço estampado na cabeça , com uma ponta levantada sobre o chapéu de feltro preto, de copa redonda e abas largas reviradas; Calça chinelas sem meias e nas mãos segura uma canastra.
7 comentários:
Marnotu ex um xortudo pur tarex num grupo xo de raparigax! Quem me dera xD
Extavas fixe e as tuax colegax tbm!
Estavam todos muito giros. Não sei como conseguiram andar com esses tamancos :b
Estavam tão giros! Não sei como conseguiam andar tão bem com esses tamancos!
Gostei muito do desfile!
5 Estrelas mesmo.
Quero-vos ver de novo assim meninos x)
olhem so voces todos giros :O
se nao soubesse que eram voces a desfilar ate pensava que eram mesmo pessoas de antigamente ihihih
continuem assim a dinamizar grandes actividades!
Muitos parabens pela iniciativa!
Ola! realmente é de louvar a vossa iniciativa. Jovens da vossa idade normalmente não costumam fazer projectos sobre a própria cidade. Continuem assim.
Enviar um comentário